8 de dez. de 2009

08.12 - TÊMIS, A JUSTIÇA



08 de Dezembro é o Dia da Justiça, instituído oficialmente em 1951 (Lei 1408)
A data foi escolhida por ser no cristianismo romano o dia de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira da Justiça.

- Histórias... por que não!? -

Datas têm lá seus fundamentos, mas o legal mesmo é a mítica. Justiça (Têmis), uma das forças primordias, a harmonia essencial para que o haja equilíbrio e os mundos possam existir, rege tudo e todos, incluindo os Deuses (acima dos quais só existem 2 forças: Moira, o Destino e Têmis, a Justiça, cuja filha Diké com ela se confunde por ser sua via de ação junto aos homens).Zeus é o poder, mas sua ação se perderia no desconexo se não houvesse o ordenamento e coordenação de Têmis.

Têmis é guardiã da Lei e dos juramentos. Sua marca é beleza e dignidade, o que encanta o próprio Zeus, o Supremo. Foi uma de suas esposas (a 2a.) e com ele gerou Diké (Justiça) e suas 2 irmãs, Eunômia, a Disciplina e Eirine (Irene), a Paz.

Há quem confunda Têmis com Diké, mas a representação é clara:
-Além da balança(equilíbrio e ponderação), Têmis porta a cornucópia (prosperidade, fertilidade) e Diké a espada (poder e aplicação da Justiça).



Outra figura correlata é Nêmesis,deusa da Equanimidade, a regente da Ética e da Consequência, que pune a arrogância quando os homens incorrem em Hybris, o Destempero ou Despropósito, nas ocasiões em que extrapolam seus limites (ofendem aos deuses pela pretensão de a eles se equiparar) ou negligenciam as Leis morais e sociais.
É filha de Nix, e sua função de executora a torna figura punidora (também vingativa - ai, ai, o ressentimento...que mania é esta de associar justiça/o equilibio - a harmonia pela reparação - com simples punição e vingança!!???))

As divindades não escapam de ter lá suas questões e as querelas deusísticas acabaram fazendo com que Têmis e Nêmesis, nascidas na mesma época, fossem entregues às Moiras (Destino), que as criaram como irmãs.
Têmis, a Justiça enquanto abstração, é irmã de Nêmesis, o braço da Justiça Divina.

Sendo força primordial, Têmis não atua direto no mundo dos homens.
A regência e execução ficam a cargo de Diké, para a justiça humana, e de Nêmesis para a dos deuses.
A correspondente romana é Iustitia, cujos olhos são vendados, evocando a imparcialidade, enquanto a grega os mantém abertos (prefiro essa, que vê tudo o que está em jogo.)
Diké, chegou a estar neste mundo sob a forma da deusa Astréia, uma jovem que trazia ensinamentos sobre harmonia, tarefas caseiras e de sobrevivência, como caça e agricultura. Mas a criatura delicada não podia suportar muito tempo (rs, nem os deuses aguentam). Acabou desistindo e foi para os céus sob a forma da constelação de Virgem.

Não é tão confuso assim não. E todas são lindas!

.............................................................................................


E sem esquecer que a Justiça é uma das 4 Virtudes Cardinais, que se sustentam num quadrado (a forma pitagórica perfeita, resultante da soma de 2 pares. As outras são Fortaleza (Coragem, Confiança), Prudência e Temperança.







.

Nenhum comentário: