19 de abr. de 2009

HERMES, O TRIMEGISTUS (*)


"É verdade, correto e sem falsidade, que o que está em baixo, é como o que está em cima, para realizar os milagres de uma coisa só." (H.T.)

A figura de Hermes mais conhecida é a mitológica, do panteão grego, cujo equivalente romano é Mercúrio. Mas, talvez como origem dessa divindade da antiguidade clássica, existe uma forte figura histórica ( uma pessoa ou talvez uma escola).

A opinião mais comum é que Hermes-Trimegistus (ou Hermes-Toth), tomado também como um deus, tenha sido um grande sábio, um filósofo egípcio, há uns 2000 anos a. C, e que acabou por ser identificado com o deus Thoth (também chamado Tehuti)

Pode não ter sido uma pessoa apenas, mas um caso daqueles em que um nome se estabelece e se estende, como uma corrente de pensamento, uma escola, sob o qual são identificados os trabalhos de várias pessoas que estão vinculados àquela linha. Neste caso, provavelmente uma função sacerdotal*, uma instituição entre as primeiras ordens iniciáticas do Antigo Egito e Grécia.
*(Lembrando que na antiguidade "sacerdote" tinha conotação também de estudioso, o pesquisador com atribuições e desenvolvimento bem além da representação burocrática definida pela religião-estado)

Em versão compatível, Hermes Trimegistus teria sido uma figura de destaque da civilização Minóica (que a explosão do vulcão de Santorini por volta de 1623 a.C. destruiu, dando origem às lendas da Atlântida)

Os cultuadores entendem que dele venha uma das chaves para entender o funcionamento do Universo. É um trabalho de iniciados, mantido e ativo até os tempos atuais, através de uma corrente conhecida como Hermetismo.

Os textos se perderam no incêndio da Biblioteca de Alexandria, mas através de citações, fragmentos, cópias e traduções, é possível chegar à obra, que abrange filosofia, misticismo e ciências, abordando agricultura, arquitetura, astrologia, astronomia, botânica, geografia, geologia, matemática, medicina, política e deveres do rei, preparação dos sacerdotes,hinos e rituais religiosos.

A filosofia chamada Hermetismo, se difundiu por todo o Médio e Extremo Oriente e Mediterrâneo e teve influência em todo o pensamento Pré-Socrático, na época clássica de Sócrates e Platão, no Judaísmo, no Cristianismo, no Budismo, no Yoga e nas filosofias chinesas.
Suas marcas aparecem na literatura, nas ciências e nas religiões, incluindo as vertentes tomadas como magia.

A figura de Hermes foi divinizada em todas as culturas que tiveram conhecimento de seus ensinamentos. A Hermes se atribui a invenção (sistematizada) da Aritmética, da Álgebra, da Geometria, da Astronomia, do Desenho, do jogo de dados, do alfabeto e da escrita.

NOTA.: Há aqui apenas um apanhado inicial, de fontes diversas, sem conotação de informação específica. Trata-se de um tema complexo, que para fins mais aprimorados necessita pesquisa em fontes especializadas.


..............................................................................................


(*)TRIMEGISTUS significa “três vezes grande”, no sentido de portador de grande sabedoria.

Tem o sentido também de "três vezes santo" - a santidade enquanto conhecimento a serviço do bem geral e promoção do desenvolvimento da alma.





.

Nenhum comentário: