21 de abr. de 2009
ASCLÉPIO (Cura) e HERMES (Diplomacia)
Dois símbolos que por vezes se confundem são os da Medicina e o do Comércio: os bastões de Asclépio e Hermes, divindades gregas, cujos correspondentes romanos são Esculápio e Mercúrio.
(Têm muita afinidade sim: Medicina (Cura e Renovação): Comércio (Acordo, Troca Pacífica, Diplomacia) E não é a Diplomacia uma espécie de medicina do corpo social? Por sua vez, o exercício da Medicina implica também em habilidades diplomáticas. )
Em comum, não serem divindades "de nascença", mas por mérito, mitos derivados de alguém (um ou mais) que existiu e veio a se tornar figura divinizada.
ASCLÉPIO é o deus que rege a Cura (Medicina).
Em seu bastão há uma só serpente.
- É característica da serpente trocar de pele e deste modo se renovar. Assim essa figura simboliza a cura e a renovação da vida (entre outros, como a sabedoria, os instintos, etc).
Asclépio, enquanto mito, é filho de Apolo, mas houve uma família ou escola, asclepíades, de tradição de cura.
Em seus templos os doentes encontravam tratamentos que conjugavam religião e técnica, incluindo o uso do veneno de cobra, de grande importância medicinal (atualmente cotado em cerca de 20 vezes o valor do ouro). O templo de Asclépio em Epidauro é um ponto destacado nos roteiros da Grécia.
(Hipócrates, do século IV a.C, o "pai da medicina" (a científica), seria seu descendente, quase 20 gerações após).
HERMES tem vários atributos e funções, incluindo patrono de Diplomacia, que exige civilidade e habilidades de interação e negociação.
O bastão de Hermes tem duas serpentes e representa a pacificação.
-Ao encontrar duas delas em luta, ele colocou o bastão entre elas, o que as separou, com o que se acalmaram e assim se deu o fim da briga.
O mito pode ser derivado do Hermes Trimegistus, está em outro post.
................................................................................................
(É ... dia 20.04 é o dia do Diplomata - é a data de nascimento, em 1850, do Barão do Rio Branco
O dia do Médico é em 18.10, já há post no ano de 2007).
Quem sabe o Hermes resolve dar umas andadas por este mundo de hoje e reduzir a ação dessa máquina de guerras de todo tipo!
E, de quebra, ainda vai dar também uma boa ajuda a Esculápio e seus congêneres - que andam sobrecarregados com tantos corpos e psiquismos feridos por aí)
-Vem, vem, vem !!!
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário