20 de abr. de 2009
HERMES, O TOP DE LINHA DO OLIMPO
Êle é lindo,
Voa,
É amável e encantador,
Transita entre os mundos,
Inventou a lira, a flauta e a balança (justiça)
Protege viajantes e caminhos,
Pacificador, não gosta de armas nem guerra,
Rege comunicação,eloquência, diplomacia, música, medicina, mistérios, sonhos, justiça, pacificação, trocas.
Ajuda as almas para que não fiquem perdidas.
-Claro que existe
-Claro que é meu predileto
Obs.: Ó, isto aqui é apenas um resumo de fontes diversas.
-Verdade? Ora, pois se cada um é que define o que aceitar ... !!!
(Vai dizer que nunca se intrigou e chamou alguma coisa difícil de "hermético"?)
................................................................................................
A figura é interpretada de maneiras diferente, com uma certa confusão ou diferenciação entre Hermes olímpico do Hermes sábio (o Trimegistus), havendo ainda o Hermes Psicopompo (condutor de almas - a dimensão inorgânica ou a elevação pelo conhecimento). Mas o que pode ter havido é a migração de uma figura antiga para o Panteão Olímpico, mesclando-se os atributos.
O resultado? Ótimo!
..................................................................................................
Hermes, do panteão grego, é filho de Zeus com a ninfa Maia, uma das Plêiades.
É o único filho de Zeus com outra mulher além de sua esposa Hera, que, embora extremamente ciumenta, acabou por se encantar com Hermes, cuja característica marcante é ser belo e encantador.
FUNÇÕES
Hermes é mais conhecido como o mensageiro dos deuses e regente do comércio, mas é bem mais que isto. Beleza, encanto e amabilidade são seus atributos por excelência, usados em favor da boa Comunicação (rege a Interpretação e os Mistérios) e do Entendimento.
Hermes é o mensageiro dos deuses que transita entre os mundos. É o elo de ligação do divino com o humano.
É o deus da eloquência e da conciliação. Negocia com palavras - não gosta de armas, nem guerra ( e isto num ambiente em que o guerreiro é super-valorizado)
É o protetor dos viajantes e dos caminhos.
(Pelos caminhos das montanhas na Grécia são muito os pequenos montes de pedrinhas formados pelos passantes como testemunho e agradecimento.
É assim: o turista vai passear a pé em dia de solzinho claro e meio frio, uma luz incrível. Naquelas trilhas cheias de charme pega uma pedrinha e joga com delicadeza no montinho mais próximo, para ter boa sorte e proteção. Funciona sim!)
Rege também a Justiça e o Comércio (incluindo sua nobre variante, a Diplomacia ), a Medicina e a Música, em conjunto com seu irmão Apolo.
É o inventor da Lira. Sim, a famosa lira de Apolo foi uma troca feita com Hermes, que a inventara, usando um casco de tartaruga e tripas de um animal. Encantado com a lira, Apolo a troca pelo seu Caduceu (o bastão de pastor, de comando e direção).
Hermes é também o deus dos Mistérios e Interpretações (daí os termos Hermético e Hermenêutica).
Rege os sonhos e é o guia das almas, para que elas não fiquem desorientadas e perdidas no mundo dos vivos, que não é mais seu lugar.
É o único a quem é permitido ir ao Hades (o mundo dos mortos, o reino das Profundezas) e retornar. As leis do Hades não permitem isto nem ao próprio Zeus.
( Hermes é quem vai ao Reino da Profundezas para trazer de volta Perséfone, raptada por Hades, o Deus dos Mundos Profundos.)
Há quem o considere também o protetor dos ladrões. Mas isto é outra história um tanto confusa.
Isto vem de que Hermes já nasce cheio de encanto e precocidade, uma criança muito vivaz e travessa. No mesmo dia, apenas espera anoitecer para se livrar das faixas que o envolvem e fugir do berço. Guia-se pelas estrelas e percorre rapidamente todos os caminhos. Encontra um pastor cuidando do rebanho de seu irmão mais velho o deus Apolo, na época adolescente e a serviço de Admeto. Hermes faz o pastor se distrair e rouba 50 cabeças de gado, que esconde numa gruta. Para não ser descoberto, amarra na cauda dos animais galhos de plantas, que apagam os rastros.
Apolo, dotado de dons divinatórios, descobre tudo e reclama com Maia, mas ela não acredita. Ele insiste, alegando que o pequeno ainda está com o rosto afogueado e os pés sujos pela caminhada, mas a resposta é que isto não teria sido possível a um um recém-nascido "com seus pequeninos pés".
Zeus, pai de ambos, acata a queixa, repreende Hermes e manda devolver o rebanho, mas acha engraçado, encantado pelo charme do bebê.
(O sentido mais apropriado disto é que o espírito não tem idade, um corpo frágil pode abrigar um ser muito mais potente do que o que se vê. Evoca também que só entendemos as coisas a partir do que conhecemos. E ainda ... irmão conhece irmão muito com mais competência do que os pais).
Hermes inventou a flauta (é ele o pai de Pã, cuja mãe é uma ninfa). É também o inventor da balança, o símbolo da justiça e equanimidade, pela qual ambos os lados de uma questão devem ser considerados em igualdade de condições.
A figura de Hermes pode ter-se derivado de um mito mais antigo, um sábio divinizado ou que talvez nem fosse indivíduo, mas uma escola (Outro post: Hermes, o Trimesgistus)
..................................................................................................
O REINO DOS MORTOS
* (Note-se que Profundezas aqui, o Hades, não tem o sentido trevoso que lhe foi dado mais tarde, mas sim do desconhecido: uma dimensão, o mundo dos mortos em que as almas habitam, seja nos Campos Elíseos, no Érebo ou no Tártaro, as dimensões segundo o merecimento de cada um).
É um reino, regido por Hades e Perséfone, para onde todos os mortais irão algum dia sob a forma de alma, desligando-se definitivamente da vida terrena após atravessarem - ou ingerirem a água - do rio do esquecimento e da purificação, o Rio Letes.
Havia um grande receio de que a alma ficasse perdida e não chegasse a esse reino, tornando-se um espírito errante, desorientado e infeliz. Daí o costume de colocar moedas junto ao cadáver, para o pagamento ao barqueiro encarregado da travessia.
É questão moral para as famílias cumprir esse dever para com seu ente falecido (daí o empenho em resgatar corpos ou qualquer resíduo de quem falece em condições adversas e dar-lhe enterro digno.)
...............................................................................................
NOS DIAS DE HOJE ...
Hi, Hi, coisa de fã: Hermes é regente dos sonhos. Quando solicitado, ajuda quem quer ter um bom sono e sonhos legais.
Oh, é melhor que esses medicamentos perigosos por aí ....
Mas, por que isso agora?
- É que, há poucos dias, vi uma garota contar que curte o mesmo ídolo da mãe dela, - o Morten, claro. Para tentar incluí-lo em seus sonhos, ela fica vendo no DVD ou MP4 um pouco antes de dormir.
Acho que o Hermes vai gostar de saber que agora está se materializando em aparelhinho eletrônico !
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário