23 de abr. de 2009

MANHÃS DE ABRIL



Se as pessoas fossem feitas para saltarem da cama logo de manhã, dormiríamos todos em torradeiras.
( by Jim Davis)








(Tá, mas a exceção é Abriiilll - \o/ \o/ \o/ !!!)






.

22 de abr. de 2009

DIA MUNDIAL DA TERRA - 22.04



"Fala-se muito da necessidade de deixar
um planeta melhor para os nossos filhos.

Mas só será possível se deixarmos
filhos melhores para o nosso planeta...

(educados, compassivos, responsáveis)"

(Desconheço o autor)

.................................................................................................

-22.04 é o Dia Mundial da Terra, para que se reflita sobre a necessidade do respeito ao Planeta Terra.
(Já passa da hora adotar uma via mais eficaz).






.

21 de abr. de 2009

ASCLÉPIO (Cura) e HERMES (Diplomacia)


Dois símbolos que por vezes se confundem são os da Medicina e o do Comércio: os bastões de Asclépio e Hermes, divindades gregas, cujos correspondentes romanos são Esculápio e Mercúrio.

(Têm muita afinidade sim: Medicina (Cura e Renovação): Comércio (Acordo, Troca Pacífica, Diplomacia) E não é a Diplomacia uma espécie de medicina do corpo social? Por sua vez, o exercício da Medicina implica também em habilidades diplomáticas. )

Em comum, não serem divindades "de nascença", mas por mérito, mitos derivados de alguém (um ou mais) que existiu e veio a se tornar figura divinizada.


ASCLÉPIO é o deus que rege a Cura (Medicina).
Em seu bastão há uma só serpente.

- É característica da serpente trocar de pele e deste modo se renovar. Assim essa figura simboliza a cura e a renovação da vida (entre outros, como a sabedoria, os instintos, etc).

Asclépio, enquanto mito, é filho de Apolo, mas houve uma família ou escola, asclepíades, de tradição de cura.
Em seus templos os doentes encontravam tratamentos que conjugavam religião e técnica, incluindo o uso do veneno de cobra, de grande importância medicinal (atualmente cotado em cerca de 20 vezes o valor do ouro). O templo de Asclépio em Epidauro é um ponto destacado nos roteiros da Grécia.
(Hipócrates, do século IV a.C, o "pai da medicina" (a científica), seria seu descendente, quase 20 gerações após).




HERMES
tem vários atributos e funções, incluindo patrono de Diplomacia, que exige civilidade e habilidades de interação e negociação.

O bastão de Hermes tem duas serpentes e representa a pacificação.
-Ao encontrar duas delas em luta, ele colocou o bastão entre elas, o que as separou, com o que se acalmaram e assim se deu o fim da briga.

O mito pode ser derivado do Hermes Trimegistus, está em outro post.

................................................................................................
(É ... dia 20.04 é o dia do Diplomata - é a data de nascimento, em 1850, do Barão do Rio Branco
O dia do Médico é em 18.10, já há post no ano de 2007).

Quem sabe o Hermes resolve dar umas andadas por este mundo de hoje e reduzir a ação dessa máquina de guerras de todo tipo!
E, de quebra, ainda vai dar também uma boa ajuda a Esculápio e seus congêneres - que andam sobrecarregados com tantos corpos e psiquismos feridos por aí)


-Vem, vem, vem !!!



.

20 de abr. de 2009

HERMES, O TOP DE LINHA DO OLIMPO



Êle é lindo,
Voa,
É amável e encantador,
Transita entre os mundos,
Inventou a lira, a flauta e a balança (justiça)
Protege viajantes e caminhos,
Pacificador, não gosta de armas nem guerra,
Rege comunicação,eloquência, diplomacia, música, medicina, mistérios, sonhos, justiça, pacificação, trocas.
Ajuda as almas para que não fiquem perdidas.

-Claro que existe
-Claro que é meu predileto

Obs.: Ó, isto aqui é apenas um resumo de fontes diversas.
-Verdade? Ora, pois se cada um é que define o que aceitar ... !!!
(Vai dizer que nunca se intrigou e chamou alguma coisa difícil de "hermético"?)

................................................................................................

A figura é interpretada de maneiras diferente, com uma certa confusão ou diferenciação entre Hermes olímpico do Hermes sábio (o Trimegistus), havendo ainda o Hermes Psicopompo (condutor de almas - a dimensão inorgânica ou a elevação pelo conhecimento). Mas o que pode ter havido é a migração de uma figura antiga para o Panteão Olímpico, mesclando-se os atributos.
O resultado? Ótimo!

..................................................................................................


Hermes, do panteão grego, é filho de Zeus com a ninfa Maia, uma das Plêiades.
É o único filho de Zeus com outra mulher além de sua esposa Hera, que, embora extremamente ciumenta, acabou por se encantar com Hermes, cuja característica marcante é ser belo e encantador.

FUNÇÕES

Hermes é mais conhecido como o mensageiro dos deuses e regente do comércio, mas é bem mais que isto. Beleza, encanto e amabilidade são seus atributos por excelência, usados em favor da boa Comunicação (rege a Interpretação e os Mistérios) e do Entendimento.

Hermes é o mensageiro dos deuses que transita entre os mundos. É o elo de ligação do divino com o humano.
É o deus da eloquência e da conciliação. Negocia com palavras - não gosta de armas, nem guerra ( e isto num ambiente em que o guerreiro é super-valorizado)

É o protetor dos viajantes e dos caminhos.
(Pelos caminhos das montanhas na Grécia são muito os pequenos montes de pedrinhas formados pelos passantes como testemunho e agradecimento.
É assim: o turista vai passear a pé em dia de solzinho claro e meio frio, uma luz incrível. Naquelas trilhas cheias de charme pega uma pedrinha e joga com delicadeza no montinho mais próximo, para ter boa sorte e proteção. Funciona sim!
)

Rege também a Justiça e o Comércio (incluindo sua nobre variante, a Diplomacia ), a Medicina e a Música, em conjunto com seu irmão Apolo.

É o inventor da Lira. Sim, a famosa lira de Apolo foi uma troca feita com Hermes, que a inventara, usando um casco de tartaruga e tripas de um animal. Encantado com a lira, Apolo a troca pelo seu Caduceu (o bastão de pastor, de comando e direção).

Hermes é também o deus dos Mistérios e Interpretações (daí os termos Hermético e Hermenêutica).

Rege os sonhos e é o guia das almas, para que elas não fiquem desorientadas e perdidas no mundo dos vivos, que não é mais seu lugar.
É o único a quem é permitido ir ao Hades (o mundo dos mortos, o reino das Profundezas) e retornar. As leis do Hades não permitem isto nem ao próprio Zeus.
( Hermes é quem vai ao Reino da Profundezas para trazer de volta Perséfone, raptada por Hades, o Deus dos Mundos Profundos.)

Há quem o considere também o protetor dos ladrões. Mas isto é outra história um tanto confusa.

Isto vem de que Hermes já nasce cheio de encanto e precocidade, uma criança muito vivaz e travessa. No mesmo dia, apenas espera anoitecer para se livrar das faixas que o envolvem e fugir do berço. Guia-se pelas estrelas e percorre rapidamente todos os caminhos. Encontra um pastor cuidando do rebanho de seu irmão mais velho o deus Apolo, na época adolescente e a serviço de Admeto. Hermes faz o pastor se distrair e rouba 50 cabeças de gado, que esconde numa gruta. Para não ser descoberto, amarra na cauda dos animais galhos de plantas, que apagam os rastros.

Apolo, dotado de dons divinatórios, descobre tudo e reclama com Maia, mas ela não acredita. Ele insiste, alegando que o pequeno ainda está com o rosto afogueado e os pés sujos pela caminhada, mas a resposta é que isto não teria sido possível a um um recém-nascido "com seus pequeninos pés".
Zeus, pai de ambos, acata a queixa, repreende Hermes e manda devolver o rebanho, mas acha engraçado, encantado pelo charme do bebê.

(O sentido mais apropriado disto é que o espírito não tem idade, um corpo frágil pode abrigar um ser muito mais potente do que o que se vê. Evoca também que só entendemos as coisas a partir do que conhecemos. E ainda ... irmão conhece irmão muito com mais competência do que os pais).

Hermes inventou a flauta (é ele o pai de Pã, cuja mãe é uma ninfa). É também o inventor da balança, o símbolo da justiça e equanimidade, pela qual ambos os lados de uma questão devem ser considerados em igualdade de condições.

A figura de Hermes pode ter-se derivado de um mito mais antigo, um sábio divinizado ou que talvez nem fosse indivíduo, mas uma escola (Outro post: Hermes, o Trimesgistus)

..................................................................................................

O REINO DOS MORTOS

* (Note-se que Profundezas aqui, o Hades, não tem o sentido trevoso que lhe foi dado mais tarde, mas sim do desconhecido: uma dimensão, o mundo dos mortos em que as almas habitam, seja nos Campos Elíseos, no Érebo ou no Tártaro, as dimensões segundo o merecimento de cada um).

É um reino, regido por Hades e Perséfone, para onde todos os mortais irão algum dia sob a forma de alma, desligando-se definitivamente da vida terrena após atravessarem - ou ingerirem a água - do rio do esquecimento e da purificação, o Rio Letes.
Havia um grande receio de que a alma ficasse perdida e não chegasse a esse reino, tornando-se um espírito errante, desorientado e infeliz. Daí o costume de colocar moedas junto ao cadáver, para o pagamento ao barqueiro encarregado da travessia.

É questão moral para as famílias cumprir esse dever para com seu ente falecido (daí o empenho em resgatar corpos ou qualquer resíduo de quem falece em condições adversas e dar-lhe enterro digno.)

...............................................................................................
NOS DIAS DE HOJE ...

Hi, Hi, coisa de fã: Hermes é regente dos sonhos. Quando solicitado, ajuda quem quer ter um bom sono e sonhos legais.

Oh, é melhor que esses medicamentos perigosos por aí ....

Mas, por que isso agora?
- É que, há poucos dias, vi uma garota contar que curte o mesmo ídolo da mãe dela, - o Morten, claro. Para tentar incluí-lo em seus sonhos, ela fica vendo no DVD ou MP4 um pouco antes de dormir.
Acho que o Hermes vai gostar de saber que agora está se materializando em aparelhinho eletrônico !



.

19 de abr. de 2009

HERMES, O TRIMEGISTUS (*)


"É verdade, correto e sem falsidade, que o que está em baixo, é como o que está em cima, para realizar os milagres de uma coisa só." (H.T.)

A figura de Hermes mais conhecida é a mitológica, do panteão grego, cujo equivalente romano é Mercúrio. Mas, talvez como origem dessa divindade da antiguidade clássica, existe uma forte figura histórica ( uma pessoa ou talvez uma escola).

A opinião mais comum é que Hermes-Trimegistus (ou Hermes-Toth), tomado também como um deus, tenha sido um grande sábio, um filósofo egípcio, há uns 2000 anos a. C, e que acabou por ser identificado com o deus Thoth (também chamado Tehuti)

Pode não ter sido uma pessoa apenas, mas um caso daqueles em que um nome se estabelece e se estende, como uma corrente de pensamento, uma escola, sob o qual são identificados os trabalhos de várias pessoas que estão vinculados àquela linha. Neste caso, provavelmente uma função sacerdotal*, uma instituição entre as primeiras ordens iniciáticas do Antigo Egito e Grécia.
*(Lembrando que na antiguidade "sacerdote" tinha conotação também de estudioso, o pesquisador com atribuições e desenvolvimento bem além da representação burocrática definida pela religião-estado)

Em versão compatível, Hermes Trimegistus teria sido uma figura de destaque da civilização Minóica (que a explosão do vulcão de Santorini por volta de 1623 a.C. destruiu, dando origem às lendas da Atlântida)

Os cultuadores entendem que dele venha uma das chaves para entender o funcionamento do Universo. É um trabalho de iniciados, mantido e ativo até os tempos atuais, através de uma corrente conhecida como Hermetismo.

Os textos se perderam no incêndio da Biblioteca de Alexandria, mas através de citações, fragmentos, cópias e traduções, é possível chegar à obra, que abrange filosofia, misticismo e ciências, abordando agricultura, arquitetura, astrologia, astronomia, botânica, geografia, geologia, matemática, medicina, política e deveres do rei, preparação dos sacerdotes,hinos e rituais religiosos.

A filosofia chamada Hermetismo, se difundiu por todo o Médio e Extremo Oriente e Mediterrâneo e teve influência em todo o pensamento Pré-Socrático, na época clássica de Sócrates e Platão, no Judaísmo, no Cristianismo, no Budismo, no Yoga e nas filosofias chinesas.
Suas marcas aparecem na literatura, nas ciências e nas religiões, incluindo as vertentes tomadas como magia.

A figura de Hermes foi divinizada em todas as culturas que tiveram conhecimento de seus ensinamentos. A Hermes se atribui a invenção (sistematizada) da Aritmética, da Álgebra, da Geometria, da Astronomia, do Desenho, do jogo de dados, do alfabeto e da escrita.

NOTA.: Há aqui apenas um apanhado inicial, de fontes diversas, sem conotação de informação específica. Trata-se de um tema complexo, que para fins mais aprimorados necessita pesquisa em fontes especializadas.


..............................................................................................


(*)TRIMEGISTUS significa “três vezes grande”, no sentido de portador de grande sabedoria.

Tem o sentido também de "três vezes santo" - a santidade enquanto conhecimento a serviço do bem geral e promoção do desenvolvimento da alma.





.

18 de abr. de 2009

BARULHO DE AVIÃO

.



Aviões de caça sobrevoam alguns pontos da cidade para comemorar alguma coisa - sei lá o que, são tantas... (18 de abril).

Um belo espetáculo. Passagem veloz, bem planejada, em vôo muito baixo mas tecnicamente em boas margens de segurança. Perícia, excelência, civismo, identidade nacional, etc, etc, etc.

Faz parte da vida urbana. Mas ... mesmo assim, é assustador!

Há muitos anos vi uma cachorrinha ficar ferida com barulho de avião. Uma mancha vermelha se espalhou a partir do vaso rompido no ouvido de quem só tem coisas boas a oferecer.

E será que foi só ela?

Arrepia só de pensar o que acontece nas áreas de guerra.

O lado positivo? Sempre tem. Ajuda a gente a valorizar a paz. A se lembrar que a vida não é um vídeo-game.


-Ah, infelizmente a gente precisa de armas de defesa, mas em se tratando de coisa que voa, prefiro este aqui (Hermes, o deus de um monte de coisas, até da Diplomacia, cujo dia é 20.04 e que ajuda a evitar combates com equipamentos. Ele não gosta de armas. E voa \o/ \o/)


.

16 de abr. de 2009

UNIVERSO

.









Imagens da Lua e Vênus e do Universo como o pode-
mos perceber.

- Prá nada, só intrigar um pouquinho - lembrar que a gente está num pontinho desses aí.










.

XÔ, STRESS !!!

Óóó, respire fundo, para acalmar. E mantenha a atenção ! Sempre !


Mais vale chegar atrasado neste mundo do que adiantado no outro
(Sim ... para quem está nos esperando também )


Quem souber onde tem guarda-chuva desses me avisa, vai !!!






.

6 de abr. de 2009

TEMPO DE PÁSCOA/RENOVAÇÃO

.


"A gente todos os dias arruma os cabelos. Por que não o coração?"
Provérbio Chinês


Os símbolos(*) já estão por aí, em todos os lugares. É um tempo bonito.
Atualmente o que mais aparece é o Ovo de Páscoa, chocolate embalado em muita cor e brilho.

Como muitos outros, a celebração da Páscoa se deriva de culturas mais antigas, o culto à renovação da natureza na primavera.

A influência mais evidente é a deusa Ostera, da tradição anglo-saxônica (post abaixo).

.............................................................................................
A Páscoa cristã é no primeiro domingo depois da lua cheia que ocorrer entre os dias 21 de março e 25 de abril, chamada data do equinócio (primavera no hemisfério norte).
A partir daí são marcadas as outras datas para Semana Santa, Carnaval, etc.
(- Ih, olha a Lua comandando tudo aí de novo!)



Símbolos:
- O ovo e o coelho, símbolos de novo nascimento, novas gerações e fertilidade.
- O círio e o girassol, simbolizando a luz do mundo (Deus) e a busca do homem pela luz
- Cordeiro, cruz, pão e vinho, símbolos da tradição cristã para rebanho, simplicidade, doação e vida eterna.
- A colomba pascal, que simboliza a vinda do Espírito Santo;
- O sino, que simboliza a alegria e a celebração pela ressurreição.

E - sempre - a presença deles, que enfeitam tudo e cujas representações fazem a alegria dos fotógrafos.
-E não será isto uma forma de manifestar-se?
(Oba, vou ver um monte daqui a uns dias - é assim mesmo, bem do jeito que está nas figuras aí!)


.

4 de abr. de 2009

A DEUSA OSTERA e O COELHINHO DA PÁSCOA


Ostera é a Grande Deusa Mãe saxônica da Alvorada, da Luz Crescente da Primavera e o Renascimento da Vegetação.

Variações do nome: Ostare, Ostara, Ostern, Eostra, Eostur, Austron e Aysos.

- COELHINHO DA PÁSCOA -

A Deusa Ostera ama as crianças e por elas é amada. Com elas brinca e as agrada com seu canto e mágicas.

Um dia, quando estava num jardim com várias crianças,um pássaro pousou mansamente em sua mão.
Ela disse algumas palavras mágicas e o transformou numa lebre, seu animal favorito, adotando-a como mascote.

Mas algum tempo depois, as crianças notaram que, embora gostasse muito de brincar, a lebre estava infeliz por não poder cantar e voar e pediram à Deusa que desfizesse o encanto.

Mas a magia estava feita, não era possível revertê-la.

Talvez, quando a primavera chegasse alguma coisa pudesse ser feita, pois o poder da deusa estaria em sua plenitude.

E assim foi. Na primavera, seus poderes foram suficientes para fazer com que a lebre se tornasse novamente um pássaro.

Feliz por ter novamente a liberdade, o pássaro agradece, botando muito ovos,coloridos.
Mas também quer continuar podendo brincar com a deusa e as crianças.
A deusa, então, em homenagem às crianças, transforma os ovos em chocolate e na época da Páscoa o pássaro volta a ser um coelhinho, para andar pelo mundo visitando as crianças para brincar e presenteá-las com chocolate.

Para lembrar que os atos que afetem a vida dos outros devem ser antes analisados com muita atenção e submetidos à sua permissão, Ostera entalhou na lua a figura de uma lebre.

(Há outras explicações e versões da lenda.
Mas ... sei não! esta aqui é a mais certa.
Quando a lua está cheia, olha lá!
Tem um coelho ( a lebre) lá sim !
).




.

3 de abr. de 2009

ESPÍRITO INFANTIL



"Feliz aquele em que o espírito infantil não foi reprimido a ponto querer ir embora"




.

2 de abr. de 2009

UMA HISTORIA BEM FEINHA - :(



"Era uma vez um feiosinho chamado Interesse, que casou-se com outra feiosinha, a Arrogância e geraram dois filhos, a Convicção e o Moralismo.

Formam uma família chatinha e cruel, que vive às custas da tentar infernizar os outros.

Mas as pessoas do bem acabam resolvendo as questões que eles promovem, deixando-os frustrados. Bem feito!

Só quando aprenderem a parar com isto, é que vão poder ser felizes para sempre".

(É mesmo.Quem está feliz não tem tempo e também nem gosta de ficar perturbando os outros!).



.

1 de abr. de 2009

DIA DA MENTIRA : ( 01 DE ABRIL


Hoje é o Dia da Mentira. Já tem um post em 01.04.2008.

Intriga que as "pegadinhas" ainda sejam tão presentes.

Qual é, minha gente! Já era p´rá ter superado isto há muito tempo!

Antigamente, pelas poucas opções de diversão, seria compreensível algum atrativo nas bobeiras desse dia.

Mas, nos dias hoje???!!!!

Ah, falando sério, é coisa triste!
Não, não é para quem cai em gracejos bobos.
É triste para quem aplica. Ô pobreza !!!






.