29 de nov. de 2009

MOIRA, O DESTINO


Um destaque entre as forças e figuras mitológicas é a Moira (também chamada Aísa), o Destino, a lei suprema sob cujo domínio todos se encontram.

Sua posição é acima de tudo, até dos Deuses, chegando a se confundir com a vontade do próprio Zeus, o Supremo, que não pode usar seus poderes em interferências que tragam risco ao equilíbrio cósmico (*)

......................................................................................
REPRESENTAÇÃO:
A força conceituada como "Moira" se desdobra em representação tríplice, na figura de 3 irmãs - (filhas de Nix), cuja função é ir tecendo a vida de cada um, usando uma roca de fiar, a Roda da Fortuna:

-Klotho, a Fiandeira, tece o fio da vida, o caminho de cada um
-Lakhesis, a Medidora e Distribuidora, é a que determina a duração e sorte de cada um na vida, o quinhão de cada pessoa nesse mundo
-Átropos, a Implacável, corta o fio da vida. Isto é inegociável e irreversível.
(E daí? Pois todo fio não é cortado assim que o tecido fica pronto !? Se continuar, vai estragar o trabalho!)


As representações variam, mas são mulheres meio assustadoras, tipo figuras de autoridade rigorosa. (Ih, quem sou eu pra entender disto, mas deve ser o medo e uma certa pirraça quanto ao que manda em nós).




Mas pedir sempre pode: Aê, meninas, caprichem aí, tá?

´Tô fazendo minha parte direitinho, até uma representação mais bonitinha.
Isto pode sim! Quando o que já fizeram não está bom, podemos fazer de outro jeito ou adaptar de alguma coisa mais legal, né? :)

E desejar que cada um tenha uma boa estrela!

NOTA: É tema rico e complexo, um fascínio que atravessa os tempos. Envolve percepção, representações, vontade de potência, Eros e Thanatos, inconsciente, o intangível, imaginação, religiosidade, controle social, autocontrole e adaptação, etc, etc, etc.

E sempre valem Fantasia e Poesia.

..............................................................................

(*) Sistemas religiosos atribuem ao tal de "livre arbítrio", as incoerências das divindades com seus adeptos. Pode ser só uma variação disto aí.
Êêêta povo...!
.
Não é difícil perceber que esse determinismo todo tem muito a ver com a dificuldade do ser humano em se reconhecer como limitado, sem o poder de entender e controlar tudo.
Haja mito para ajudar o entendimento ou aceitação!






.

Nenhum comentário: